Lives de concertos: tradicional sala Cecília Meireles lança programação online

Lives de concertos

Publicado em 24/07/2020 - 18:40 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

O Rio vai ganhar de volta uma das mais tradicionais salas de concertos do País. Fechada pela pandemia, a Sala Cecília Meireles, cravada em tradicional área da região central da cidade, vai retomar as atividades no dia 1º de agosto. Desde sua criação em 1965, a Casa abriu seu palco para de grandes apresentações, como a da Orquestra Petrobras e o Festival de Música da Rádio MEC FM.


Reconhecida internacionalmente como um dos principais espaços para a música de concerto, com um sistema de som considerado um dos melhores da América Latina, a Sala Cecília Meireles faz parte da arquitetura de um dos bairros cariocas mais imponentes: a Lapa.


É ali, no vai e vem de carros e pessoas, que o prédio, erguido em 1896 e que abrigou diversas atividades, de mercearia a cinema, se transformou em espaço para um variado time de artistas, oferecendo ao público o que há de melhor em espetáculos musicais.


E nem o logo período de reforma no passado, nem mesmo o atual momento de isolamento social, parece capaz de interromper a trajetória e o sonho, o projeto de que a sala também funcione como um polo difusor de conhecimento.


Como a poetisa que dá nome ao espaço, a sala se reinventa, cria, recria. E, sem perder a elegância, ganha um novo endereço: o das plataformas digitais. É ali, no Youtube, que a partir do dia 1º de agosto, começa a temporada 2020 de espetáculos, como explica o compositor, professor e gestor cultural João Guilherme Ripper, atual diretor da Sala Cecília Meireles.


Para João Guilherme este é um desafio que marca não só a trajetória, mas também a função social e de popularização do espaço.


A agenda de concertos 2020 contempla todas as vertentes musicais que sempre encontraram espaço na sala.


“Blim, Blem, Blom”, realizado em parceria com a Rádio MEC FM, abre a programação, no dia primeiro, ao meio-dia, dentro da série "Concertos Petrobras para Todas as Famílias”.


Em setembro e novembro, o destaque são as sonatas para violino e piano de Beethoven. Já em outubro, o foco será a música barroca. E em dezembro, fechando o ano, a agenda terá o espetáculo Canção da Terra, de Mahler.


Durante as transmissões on-line serão recolhidas doações para o Sindicato dos artistas e técnicos do Rio de Janeiro.


Após as transmissões, que têm patrocínio da Petrobras, as apresentações ficarão disponíveis no YouTube, e farão parte do acervo digital da Sala Cecília Meirelles.


Toda a programação está disponível na Internet, na página salaceciliameireles.rj.gov.br

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo