Memória afetiva dos anos 1990, filme do Menino Maluquinho fez 25 anos em julho

Memória afetiva dos anos 1990

Publicado em 30/07/2020 - 08:36 Por Anna Karina de Carvalho, da TV Brasil - Brasília

Ele é travesso, faz mágicas com um paletó azul e uma panela na cabeça.  Esse é o menino maluquinho!


Assim como no livro homônimo do cartunista Ziraldo de 1980, o filme conta a estória de um garoto esperto de classe média, que adora brincar e pregar peças nos amigos. Tudo muda quando os seus pais se separam e o vovô do garoto o leva com a sua turminha  para divertidas  férias no interior de Minas Gerais.


O menino maluquinho foi concebido por Ziraldo para ser uma expressão da infância que não existe mais. Aquela das brincadeiras de rua, da imaginação desenfreada, dos passeios no interior. Em 1994, nas mãos do diretor Helvécio Ratton, o menino e sua turma ganharam vida nas telas, conquistando um público de 600 mil espectadores.


Além do livro, o filme marcou a infância de muita gente, como no caso da psicóloga Ana Paula de Aquino.


Após 25 anos da sua estreia, o filme o Menino Maluquinho, que continua atual, bateu a casa de milhões de espectadores nos canais de streaming, DVDs e exibições na tv. E o que mais atrai é o tema: uma infância lúdica e feliz, como destaca Helvécio Ratton.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo