Peças de religiões de matriz africana vão para o Museu da República

Itens foram apreendidos de 1889 a 1945; prática era considerada crime

Publicado em 15/08/2020 - 11:45 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Após quase três anos de negociações, um acervo de mais de 200 peças de religiões de matriz africana será transferido para o Museu da República no Rio de Janeiro. As peças foram apreendidas entre os anos de 1889 e 1945, em terreiros de candomblé e umbanda quando o Código Penal Brasileiro definia como crime a “prática do espiritismo, da magia e seus sortilégios”.

A maioria das apreensões foi feita durante a Primeira República e a Era Vargas, e as peças eram guardadas na Repartição Central da Polícia, prédio que abriga atualmente a sede da Polícia Civil do Rio.

Essa conquista era uma demanda do movimento Liberte Nosso Sagrado, que apresentou pedido de realocação desses objetos ao Ministério Público Federal. O movimento denunciou em 2017 que as peças estariam armazenadas de forma inapropriada no Museu da Polícia.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a coleção foi o primeiro acervo a ser tombado pelo instituto em 1938, um ano após sua criação.

A coleção reunia originalmente pouco mais de 120 peças e com o passar do tempo, foi ampliada e atualmente tem 520 peças. Ainda de acordo com o Iphan será avaliado se o tombamento vai se estender a todo o conjunto.

Há objetos feitos de materiais diversos como gesso, tecido, madeira, cerâmica e metal. O Iphan destaca entre os itens, um assentamento de Exu, qualificado como peça rara, pequenos vodus e a coleção de cachimbos.

Ainda segundo o Iphan, uma emenda parlamentar foi designada ao Instituto para contratar a equipe especializada que fará a higienização e o acondicionamento do acervo após a transferência para o Museu da República. As instituições envolvidas ainda vão definir a produção do inventário e futuras exposições.

De acordo com o MPF, há, ainda, outras questões a serem concluídas, como um novo nome para a chamada “Coleção Magia Negra”, já que o atual é considerado discriminatório a essas religiões.

Em nota, a Polícia Civil destacou que foi a primeira polícia do Brasil a devolver o acervo apreendido na época e considerou que a assinatura do termo de transferência foi um momento histórico.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo