Escritor indígena lança livro com histórias de sua infância

Tiago Nhandewa mostra ao leitor como vive uma criança da etnia guarani

Publicado em 22/09/2020 - 14:55 Por Dimas Soldi - São Paulo

Quebrar estereótipos e aproximar o leitor da cultura indígena através das aventuras de crianças e adolescentes de uma etnia guarani.

Sonora: “Éramos um grupo de garotos aventureiros. E era o local onde gostávamos de realizar nossas caçadas. Durante o dia realizávamos os preparativos pra grande caçada que aconteceria à noite e viraria a madrugada. A caçada de tatu”.

Tiago Nhandewa é professor, antropólogo e escritor do livro Quando caçava tatu e outros bichos.

Sonora: “Este livro traz um conteúdo muito rico em detalhes da realidade atual, saindo um pouquinho daquele estereótipo, que foi criado nos livros didáticos. O livro, além dele ser um incentivo à leitura e à escrita e o surgimento de novos escritores indígenas. Então, ele preencheu também o vazio das bibliotecas das escolas indígenas, que quase não tem autores indígenas.”

Além de incentivar a leitura, o projeto também se tornou uma maneira de apoiar a saúde da comunidade. A vendas dos exemplares é revertida para compra de itens de higiene e máscaras, como explica o escritor.

Sonora: “Aqui é uma comunidade carente, uma comunidade em que nem todos tem condições conseguir manter diariamente ou rotineiramente, esses kits de higiene, né. Com este projeto, eu consegui estender já por dois meses, entregando kits. E aí, estou com a parceria que consiga entregar também em outubro.”

O livro de Tiago, que nasceu na Terra Indígena Araribá, localizada no município de Avaí, interior de São Paulo, vai agora pra sua segunda edição. Quem compra ajuda a proteger a vida e o legado da comunidade indígena.

Sonora: “Hoje é uma aldeia que luta pelo fortalecimento da cultura guarani nhandewa, suas tradições, suas línguas e agora lutando pela vida também, mais uma vez. Nós até passamos uma vez por epidemias, também pandemias, que foi a da gripe espanhola, quase um século atrás, que dizimou muitos guaranis aqui na época. Então, dessa vez, estamos aí lutando contra uma nova pandemia.”

A venda do livro é feita diretamente pelas redes sociais do escritor Tiago Nhandewa, que se escreve n-h-a-n-d-e-w-a.

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo