Feriado de Finados foi diferente com cemitérios fechados

Mas o dia foi marcado por homenagens às vítimas de covid-19

Publicado em 02/11/2020 - 15:00 Por Dayana Vítor - Brasília

O novo coronavírus mudou a Páscoa, o Dia das Mães, dos Pais, das Crianças. E não seria diferente com o Dia de Finados.Por causa do risco de contaminação, muitos cemitérios pelo Brasil afora não funcionaram, como nas capitais Belo Horizonte, Manaus e Macapá.

Nos locais em que os portões foram abertos, as regras de distanciamento e de higiene estão mantidas. Foi o caso de um cemitério em São Paulo, que realizou a medição da temperatura logo na entrada.

Para evitar aglomerações, vários cemitérios abriram às 7h e vão fechar às 19h. Isso ocorreu nas capitais Porto Alegre, Fortaleza, Belém e aqui do Distrito Federal.

A dona de casa, Lídia Rosa, perdeu dois filhos que tinham uma doença rara e nunca deixa de ir rezar por eles. Ela foi a um dos cemitérios do DF, com todos os cuidados para não ser contaminada pelo novo coronavírus.

Já o servidor público, Ismael Barão, optou por não ir ao cemitério e resolver fazer suas orações em casa mesmo. Além das homenagens nos cemitérios e em casa, os mortos também foram lembrados em um ato em São Paulo.

Por volta do meio dia, ambulâncias da Secretaria de Saúde tocaram as sirenes por um minuto, no monumento Luiz Gama, no Largo do Arouche, na capital paulista, para homenagear as mais de 39 mil mortes pelo novo coronavírus no estado. Além disso, vários monumentos da cidade estão com faixas pretas em luto, por tantas vidas perdidas para a covid-19.

No Rio de Janeiro, Paraná e no Amazonas, mudas de árvores foram plantadas, por causa de campanha da CNBB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - para lembrar os mortos e as mais de 160 mil pessoas perderam a vida, por causa do novo coronavírus.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo