Fernanda Montenegro é eleita para a Academia Brasileira de Letras

Publicado em 05/11/2021 - 09:57 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A primeira-dama da dramaturgia brasileira, Fernanda Montenegro, é agora uma imortal da Academia Brasileira de Letras.

O nome da atriz foi confirmado em eleição nessa quinta-feira (4), na sede da ABL. Candidata única à cadeira de número 17, que era de Affonso Arinos de Mello Franco, morto em março de 2020, Fernanda Montenegro recebeu 32 votos dos 35 votos.

O presidente da Academia, Marco Lucchesi, afirmou que Fernanda Montenegro é um dos grandes ícones da cultura brasileira e que sua presença enriquece os laços profundos da ABL com as artes cênicas.

Pelas redes sociais, Fernanda Montenegro agradeceu a oportunidade e afirmou que vê a Academia como um espaço de resistência cultural, que abrigou e abriga representantes que honram a diversidade da criatividade brasileira em várias áreas.

A atriz que completou 92 anos em 16 de outubro, nasceu no Rio de Janeiro em 1929. De acordo com o projeto Memória Globo, Fernanda Montenegro pisou em um palco, pela primeira vez, aos oito anos de idade para participar de uma peça na igreja. Mas sua estreia oficial no teatro ocorreu em 1950, ao lado do marido Fernando Torres.

Desde então, acumula uma extensa lista de personagens memoráveis no teatro, no cinema e na televisão. Recebeu diversos prêmios e comendas nacionais e internacionais. Foi a única atriz do país a concorrer ao Oscar, por sua atuação no longa Central do Brasil. Não chegou a levar a estatueta, mas sua interpretação da escritora de cartas Dora lhe rendeu o Urso de Prata do Festival de Berlim.

Em 1999, Fernanda Montenegro foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, maior comenda que um brasileiro pode receber da Presidência da República, “pelo reconhecimento ao destacado trabalho nas artes cênicas brasileiras”.

Edição: Sheily Noleto / Nathália Mendes

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo