Repente é o mais novo Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Publicado em 11/11/2021 - 20:21 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil tem um novo patrimônio cultural. É o repente.

Mais que uma tradição, essa manifestação cultural é uma referência para a identidade da região Nordeste. A arte que mistura música e improviso foi reconhecida, nesta quinta-feira, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, durante a reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Este colegiado é vinculado ao Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Tassos Lycurgo, afirma que este reconhecimento é muito mais do que um título.

Os primeiros registros históricos do repente são por volta de 1850, nos estados de Pernambuco e Paraíba.

O pedido de reconhecimento do repente como patrimônio foi feito em 2013 pela Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do Distrito Federal e Entorno. O processo é longo, porque o Iphan precisa descrever detalhadamente o bem que pode se tornar patrimônio, reunir toda a documentação possível e fazer o registro audiovisual. Isso tudo forma um dossiê que, para o registro do repente, foi produzido em parceria com o Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília.

Além de ser uma manifestação cultural tipicamente nordestina, Tassos Lycurgo ressaltou que o reconhecimento do repente como patrimônio vai muito além dos limites do Nordeste. O repente influencia outras regiões do pais.

Em alguns lugares, o repente também é chamado de cantoria. E tem três fundamentos misturados: o verso, a rima e a fala. De acordo com o dossiê do registro, pelo menos 200 artistas e associações pelo país mantêm viva essa tradição. Entre eles, a dupla Caju e Castanha, que popularizou o repente em shows por todo o país.

Além de conceder ao repente o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o Conselho Consultivo também revalidou os títulos de Patrimônio Cultural do Círio de Nazaré, no Pará; do modo artesanal de fazer queijo minas, de Minas Gerais; e do modo de fazer renda irlandesa, de Sergipe.

*com produção de Michelle Moreira

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Comuns nos centros urbanos, pombos são vetores de doenças graves

Especialista alerta para a importância de cuidados como o controle populacional dos animais, bem como a limpeza de parapeitos e buracos de ar-condicionado.

Baixar arquivo
Cultura

Ziraldo, o pai do Menino Maluquinho, morre aos 91 anos

Ziraldo se destacou para além da arte de criar com cores e palavras. Ele foi um dos fundadores do jornal “O Pasquim” e atuou com resistência, humor e cultura contra a ditadura militar brasileira.

Baixar arquivo
Internacional

Governo brasileiro condena invasão de embaixada do México no Equador

O governo brasileiro condenou a ação da polícia equatoriana em Quito, na noite dessa sexta-feira (5).

Baixar arquivo
Política

Movimentos Sociais apresentam demandas para o presidente Lula

Integrantes de diversos segmentos sociais foram recebidos pelo presidente Lula, neste sábado, para uma avaliação ampla do governo, desde o início deste terceiro mandato. O encontro foi em uma das residências oficiais, a Granja do Torto, em Brasília.

Baixar arquivo
Cultura

Saiu resultado da primeira fase do Rouanet nas Favelas

A primeira fase do programa Rouanet nas Favelas já tem resultado disponível no site do Ministério da Cultura. A lista traz todos os 330 projetos inscritos, com a indicação de quais cumpriram as exigências do edital e estão habilitados a seguir no processo seletivo.

Baixar arquivo
Segurança

PF encontra fuzil e munições de fugitivos do presídio de Mossoró

Dois dias depois que os fugitivos do Presídio Federal de Mossoró foram presos, a Polícia Federal (PF) apreendeu, neste sábado, um fuzil e munições em um dos carros utilizados pelos dois homens durante a fuga.

Baixar arquivo