Blocos do Rio se reúnem com prefeitura para decidir sobre carnaval

Publicado em 04/01/2022 - 14:31 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio nacional - Rio de Janeiro

Com o avanço da variante Ômicron e o crescente número de casos de gripe por influenza, os blocos de ruas podem ficar fora do Carnaval do Rio de Janeiro deste ano. Com receio da pandemia, blocos tradicionais como a Banda de Ipanema e o Bloco da Preta, que arrastam uma multidão, já informaram que não sairão. Outros blocos ainda esperam uma definição junto às autoridades. 

Para resolver a situação, representantes da Sebastiana, Associação Independente dos Blocos, se reúnem nesta terça-feira (4) com órgãos da prefeitura e com o Comitê Científico.

Para a presidente da Sebastiana, Rita Fernandes, é preciso ouvir as autoridades para definir se os blocos participarão ou não do Carnaval carioca 2022. Segundo Rita Fernandes, ainda não há um plano B para os blocos.

O prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes, admitiu ser muito difícil liberar o carnaval de rua este ano, em virtude da aglomeração, não sendo possível, inclusive, exigir o passaporte da vacina neste caso.

No Distrito Federal e na Bahia, por exemplo, o Carnaval já foi cancelado devido à covid-19. Diante do avanço da pandemia, outras cidades do estado do Rio de Janeiro, como a vizinha Niterói, também já cancelaram a festa.

Em nota, o governo do estado informou que vai avaliar, junto ao grupo técnico da Secretaria de Estado de Saúde, o cenário epidemiológico das próximas semanas para decidir sobre a realização das festas de Carnaval.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio investiga 180 casos suspeitos de Ômicron. Já o governo do estado informou que estão em investigação 201 amostras, com previsão de resultado para a próxima sexta-feira, dia 7.

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo