História Hoje: Estação Ferroviária Leopoldina foi tombada há 31 anos

Estação de trem ficava na zona norte da capital fluminense

Publicado em 18/02/2022 - 10:48 Por Jéssica Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Estação Barão de Mauá, batizada em homenagem a Irineu Evangelista de Sousa, o pioneiro do transporte ferroviário no Brasil. Ou Estação Ferroviária Leopoldina, em homenagem à cidade mineira, que fica a cerca de 230 quilômetros do Rio de Janeiro. Dois nomes para a enorme estação de trem na zona norte da capital fluminense que foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural em 18 de fevereiro de 1991.

Inaugurada em novembro de 1926, a estação foi projetada pelo escocês Robert Prentice. A arquitetura foi inspirada na Estação Victoria, de Londres. Além da Estação Leopoldina, o arquiteto também foi responsável por outros grandes projetos no Rio de Janeiro, como a Central do Brasil e o edifício do Ministério das Relações Exteriores. Além disso, projetou a Estação Ferroviária Central de Córdoba, em Buenos Aires, na Argentina.

Os trens que partiam do Rio iam para o interior de Minas Gerais e para o Espírito Santo. A estação ficou sob a administração da empresa inglesa Estrada de Ferro Leopoldina e passou posteriormente para a rede ferroviária federal. Por mais de duas décadas, ficou a cargo do poder público e teve parte da estrutura privatizada em 1998.

Em 2004, a estação foi fechada. Sem os vagões a pleno vapor, a calçada do local virou ponto de ônibus. Uma lei de 2007 determinou que o Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, ficasse responsável por zelar pela guarda e conservação do imóvel.

Já um projeto de lei de 2010 sugeria que o local fosse transformado no Museu Ferroviário Barão de Mauá e incorporasse o Museu do Trem do Rio de Janeiro, mas foi arquivado em 2014.

Em 2018 foi assinado um acordo entre Ministério Público do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Transportes para converter o acervo que se encontra guardado no antigo edifício da estação em um arquivo digital.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo