Mesmo com cortejo de blocos proibidos, milhares se aglomeram no Rio

Publicado em 28/02/2022 - 16:51 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O cortejo de blocos pelas ruas no Rio de Janeiro neste feriado de carnaval está proibido. Mas isso não impediu milhares de pessoas de se aglomerarem em desfiles clandestinos que estão sendo realizados principalmente na região central da cidade.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram ruas lotadas exatamente como ocorria antes da pandemia de covid-19. Muitos foliões afirmam que a festa nas ruas é uma resposta a permissão dada a eventos fechados e pagos, alguns com grande público, mesmo após o cancelamento do carnaval popular.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública disse que dez blocos foram desmobilizados, três no sábado, cinco no domingo e dois nesta segunda-feira. De acordo com a pasta, o setor de inteligência monitora os eventos irregulares e a Guarda Municipal faz a abordagem com diálogo e conscientização. O foco do trabalho é reduzir possíveis danos em situações com multidões e também evitar o bloqueio de vias. Durante o carnaval, são 1260 agentes nas ruas diariamente fiscalizando as aglomerações.

O cancelamento do carnaval de rua do Rio foi anunciado em janeiro pela Prefeitura, em meio a explosão de casos de covid-19 causados pela variante ômicron. Já os desfiles das escolas de samba foram adiados para os dias entre 20 e 30 de abril. Os eventos fechados estão permitidos desde que os organizadores consigam conferir no cartão de vacinas a imunização contra a covid em dia e mantenha lotação máxima de 70%.

Edição: Raquel Mariano - Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo