Escolas de samba agitam o carnaval fora de época em São Paulo

Publicado em 22/04/2022 - 19:34 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais de dois anos depois, as escolas de samba voltam ao Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Nesse final de semana acontecem os desfiles das escolas do grupo especial.

Nessa sexta-feira, sete escolas entram na avenida. Às 22h30, a Acadêmicos do Tucuruvi abre a passagem com o samba-enredo "Carnavais… De lá pra cá, o que mudou? Daqui pra lá, o que será?", em um desfile que vai contar o passado, o presente e o futuro do carnaval.

Às 23h45, a Colorado do Brás traz para a avenida a história da escritora negra Carolina Maria de Jesus com o samba-enredo "Carolina - A cinderela negra do Canindé".

A Mancha Verde entra na avenida às 00h40 de sábado. A vice-campeão do carnaval de 2020 vai celebrar Iemanjá com o samba-enrendo "Planeta Água".

A Tom Maior junta as reflexões do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, à realidade do sertão nordestino com o samba-enredo "O Pequeno Príncipe no Sertão".

A Unidos de Vila Maria é a quinta agremiação a desfilar, às 02h50, com um enredo que nasceu a partir das reflexões sobre a pandemia de coronavírus e foi batizado como “O Mundo Precisa de Cada Um de Nós. A Vila é porta-voz ”.

"Preto Velho Conta a Saga do Café num Canto de Fé" é o samba-enredo da Acadêmicos do Tatuapé que entra na avenida, às 03h55, para contar a história do café no Brasil a partir da figura do Preto Velho.

Pouco antes do sol raiar, às 05h00, a Dragões da Real fecha o primeiro dia de desfiles homenageando o pai do samba de São Paulo, Adoniran Barbosa, com o enredo “O homem que falava aquilo que as pessoas enrolam pra dizer”.

No sábado à noite outras sete escolas do grupo especial ocupam a avenida, entre elas a Águia de Ouro, a campeã de 2020.

Segundo a Liga das Escolas de Samba, os desfiles das escolas de samba no Anhembi, incluindo os desfiles dos grupos de acessos, que aconteceram nos dias 16 e 21 de abril, devem atrair mais de 110 mil espectadores e mais de 30 mil componentes desfilando pelas escolas. E no dia 29 de abril é dia das campeãs voltarem para a avenida com o tradicional desfile das campeãs.

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo