Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Globo

Publicado em 21/08/2022 - 11:01 Por Rádio MEC - Rio de Janeiro

A Rádio Globo foi fundada no Rio de Janeiro em 1944 por Roberto Marinho, ampliando as atividades no ramo das comunicações e jornalismo, iniciadas com o jornal O Globo, veículo criado em 1925 por Irineu Marinho.

Entre seus primeiros programas estavam Correspondente de Guerra e o Globo no Ar.  E seus comunicadores de maior destaque eram  Luis Mendes, Raul Brunini e Valdir Amaral.

O jornalismo e a cobertura do cenário político brasileiro foram os pontos fortes da emissora que, em seus primeiros anos, teve programas como Tribuna Política e Conversa em Família, uma crônica teatralizada que debatia questões sociais brasileiras.

Na década de 1960, seu modelo de comunicação a levou a liderança no dial carioca.  A liderança na audiência estimulou o investimento no setor e assim outras emissoras passaram a fazer parte do Sistema Globo de Rádio, caso das rádios Eldorado e Mundial.

A partir da década de 1980, uma série de mudanças no Sistema Globo, capitaneadas por José Roberto Marinho, modificam a programação da Rádio Globo e das demais emissoras do sistema.

Com a chegada da CBN, a Rádio Globo se torna mais eclética e popular com programas de prestação de serviços e de entretenimento, mantendo um time de comunicadores que cativava a audiência, como Haroldo de Andrade e Loureiro Neto.

Ao longo dos anos 2000, o Sistema Globo e a Rádio Globo passaram por diversas transformações e adaptações. Em 2018, a emissora deixou a amplitude modulada e migrou, definitivamente, para o fm com foco em uma programação mais jovem e popular, deixando alguns ouvintes do am órfãos.

Se por um lado a emissora perdeu ouvintes cativos, o atual reposicionamento renovou seu público. O fortalecimento da grade local e as novas atrações conseguiram ampliar a audiência da Rádio Globo no Rio de Janeiro. 

Se reinventando, assim como o próprio rádio, a Globo segue como importante emissora no dial carioca, com décadas de relevantes contribuições à história do veículo no Brasil.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo