No Rio, a Festa Literária das Periferias recomeça nesta segunda-feira

Publicado em 04/12/2022 - 14:03 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um dos principais eventos literários do Rio de Janeiro está recomeçando nesta segunda-feira. É a Flup, a Festa Literária das Periferias, que se dividiu em duas nesta 22ª edição: uma rodada foi realizada em fevereiro, no Museu de Arte do Rio, e a outra vai ocupar a Casa de Cultura da Maré, no complexo de favelas da Zona Norte, até o próximo domingo, dia 11. Com isso, a Festa cumpre uma de suas premissas: promover a cultura realizada nas periferias e sobre as periferias, dentro de algum território tradicionalmente excluído dos calendários de eventos culturais.

As mesas de debate foram chamadas de Quilombo do Lima, em uma referência ao autor homenageado, Lima Barreto, e vão reunir escritores como Conceição Evaristo, Jarid Arraes, Anielle Franco e Marcelino Freire. E um dos grandes destaques da programação são as competições do Slam BR, o maior evento nacional de poesia falada, que tradicionalmente é feito em São Paulo, mas desta vez terá a Flup como palco. Na disputa, artistas de várias partes do país, e que criam sobre temáticas diversas, como a cearense Virginia Oliveira que fala sobre o sertanejo. E também a acreana Medusa que fala da dificuldade de ser mulher.

A Flup também vai sediar a final do Slam Coalkan, primeira batalha de poesia indígena mundial da história, que reúne poetas das três Américas, celebrando as vozes dos povos originários.

Outro ponto alto do evento é o lançamento Pai Santana, o Orixá do Futebol, escrito por um dos criadores da Flup, o produtor cultural Écio Salles, que morreu em 2019, vítima de um câncer. O livro conta a trajetória de Pai Santana, massagista e personalidade icônica dos times cariocas e foi concluído após a morte de Salles, como forma de honrar uma de suas paixões. O diretor da Rebento Editora, Sérgio Pugliese, conta que foi um esforço conjunto para finalizar a obra.

A programação completa pode ser conferida no site https://www.flup.net.br ou nas redes sociais da Flup. A Festa também terá um espaço reservado para a torcida brasileira, com transmissão ao vivo dos próximos jogos do Brasil na Copa do Mundo.

Edição: Leila Santos / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo