Ensaios do carnaval de Olinda (PE) devem encerrar até às 19h

Publicado em 27/01/2023 - 13:14 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Após confusão ocorrida durante encerramento de bloco carnavalesco em Olinda no último domingo (22), o Ministério Público e a Polícia Militar de Pernambuco se reuniram nessa quinta-feira (26) para planejar as ações durante as comemorações carnavalescas. Representantes da PM e da Prefeitura de Olinda já haviam se reunido um dia antes para tratar do assunto e esclarecer a atuação da polícia e do horário de finalização dos desfiles.

Tudo começou no último domingo (22), quando o cortejo do Bloco "John Travolta", que tem 45 anos de história, foi impedido de seguir pelas ladeiras de Olinda, após ultrapassar o horário fixado pela prefeitura para todos os blocos, às 19 horas. De acordo com o advogado Diego Gomes, que faz parte da diretoria do bloco, representantes da agremiação haviam conversado com a Prefeitura e com a PM argumentando que não havia como recolher o bloco antes do horário previsto, por causa da dificuldade para dispersar milhares de foliões. 

Após as reuniões dos poderes públicos nesta semana, ficou mantido o acordo de que os blocos devem encerrar os desfiles às 19h, para garantir a segurança dos foliões e do Sítio Histórico, inclusive para os moradores da área. Ficou acertado também que a finalização dos cortejos não poderá implicar em intervenções extremas e deve compreender a ocorrência de eventuais imprevistos na programação.

De acordo com o Ministério Público pernambucano, na reunião dessa quinta-feira (26) também foi discutida a construção de outras pautas, como a implementação de um serviço de acompanhamento psicológico para o efetivo da Polícia Militar. 

Segundo os representantes do Bloco "John Travolta", todos os foliões podem voltar a vestir azul e branco no próximo domingo (29), porque o famoso boneco vai desfilar de novo. Agora, um pouco mais cedo, para garantir o cumprimento do horário e a diversão de todos.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo