Salvador, SP e RJ lidaram ranking de buscas no Google para o carnaval

Publicado em 31/01/2023 - 12:00 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Muita gente vai deixar de viajar neste carnaval por falta de dinheiro. Mas, nem por isso, vai deixar de participar da folia! Assim pensam muitos brasileiros, como o maranhense de São Luís, Jorge Tavares, de 59 anos, que planeja ficar na cidade dele para curtir a festa de momo ao lado dos netos.

E o brasileiro deve gastar mais durante este Carnaval, mesmo procurando programas mais tranquilos. Segundo levantamento feito pelo Google, aqueles que pretendem viajar dentro do Brasil representam apenas 10% dos 1.500 brasileiros, maiores de 18 anos, que responderam ao questionário online distribuído pela empresa. Um terço dos que se deslocarão durante as festas querem curtir os blocos, mas 43% preferem mesmo o sossego e a conexão com a natureza. 

Pulando o carnaval ou descansando, um ponto que chama a atenção na pesquisa: quase a metade (47%) dos entrevistados que vão viajar pretendem gastar mais nesse período de festas do que no ano passado. 23%, em hospedagem; 22%, em restaurantes; 21%, em bebidas; e 16%, em festas ou blocos carnavalescos.

Já no grupo dos que querem gastar menos que no ano passado, 40% disseram que os principais motivos para economizar estão relacionados à situação econômica: ou estão mais cautelosos com as finanças ou tiveram uma piora financeira em relação ao carnaval passado.

Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador lideram o ranking dos destinos com maior interesse nos últimos três meses, segundo as buscas pelas palavras “Carnaval” + “cidade de destino”, feitas na ferramenta do Google no Brasil.

Entretanto, boa parte dos pesquisados vão deixar mesmo para decidir os planos para folia mais perto da data. Quase um terço dos entrevistados ainda não decidiu o que fazer neste Carnaval. 

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo