Sambódromo do Rio recebe Desfile das Campeãs neste sábado

Campeã Impeatriz Leopoldinense e outras cinco escolas voltam a brilhar

Publicado em 24/02/2023 - 18:45 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As seis melhores escolas de samba do carnaval de 2023 no Rio de Janeiro voltam ao Sambódromo na noite deste sábado (25) para mais um espetáculo de luzes, cores e beleza. É o Desfile das Campeãs que, como tradicionalmente acontece, será aberto pela Embaixadores da Alegria, primeira agremiação inclusiva, voltada para pessoas com deficiência. A escola está comemorando 15 anos de avenida, com o enredo Número Sete e seus significados.

A abertura da noite também vai celebrar os 25 anos de uma das personalidades icônicas da folia: o gari passista Renato Sorriso, símbolo da alegria do carnaval carioca.

Com a expectativa de arquibancadas lotadas, a primeira escola de samba deve entrar na Marques de Sapucaí às 22h. Sexta colocada no desfile principal, a Grande Rio repetirá a bela apresentação em homenagem ao cantor e compositor Zeca Pagodinho.

Na sequência a Mangueira, que empolgou o público com o enredo As Áfricas que a Bahia canta, volta ao Sambódromo. O historiador Leandro Silveira destaca que a escola construiu uma ponte entre o Rio e a Bahia para fazer o seu carnaval.

A Beija-Flor, quarta colocada com o enredo Brava gente, o grito dos excluídos no bicentenário da independência, se apresenta sob o comando do intérprete Neguinho.

Próxima a pisar nas Avenida, a Vila Isabel repete o espetáculo assinado por Paulo Barros sobre a diversidade religiosa do Brasil. O carnavalesco falou sobre a celebração dos diferentes credos.

A Viradouro, segunda colocada, com a diferença de apenas um décimo para a primeira, desfila logo depois com o enredo dedicado à Rosa Maria Egipcíaca, primeira mulher preta a escrever um livro no Brasil e esquecida pela história.

E encerrando a festa, a Imperatriz Leopoldinense mostra o enredo campeão O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida, uma narrativa inventiva sobre a vida pós-morte do rei do cangaço Lampião, barrado no céu e no inferno.

De acordo com a Liesa - Liga Independente das Escolas de Samba -, todos os ingressos da o Desfile da Campeãs estão esgotados.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo