Especial Carnaval: enredos de Unidos da Tijuca, Salgueiro e Mangueira

Publicado em 14/02/2023 - 09:15 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A segunda leva de escolas programadas para o primeiro dia dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro é formada pela Unidos da Tijuca, Salgueiro e Mangueira. E elas prometem trazer ao público muita ancestralidade e dar um banho de fantasia.

Quarta escola a entrar na Avenida, a Unidos da Tijuca coloca todo mundo para sambar com um cortejo em homenagem à Baía de Todos os Santos, a segunda maior baía do mundo. A agremiação vai falar de Kirimurê, o grande mar interior do povo indígena Tupinambá. Será um encontro de peixes, de águas e sereias. O carnavalesco Jack Vasconcelos diz que o público vai se sentir em uma viagem lúdica conduzida pelas próprias águas da baía:

"Ela se torna personagem narradora do próprio enredo, e ela vai nos contar um pouco das coisas que ela presenciou, o que aconteceu na sua superfície, o que que ela viu, quem chegou, quem partiu, e o que aconteceu e acontece no seu entorno - aonde suas águas banham".

Já o Salgueiro traz para a Sapucaí o enredo Delírios de um Paraíso Vermelho que faz um retrato de um paraíso fictício onde tudo é vermelho. Nele, o real e o fantástico se encontram e a liberdade de expressão impera. O carnavalesco do Salgueiro, Edson Pereira, explica que o enredo também homenageia o saudoso Joãozinho Trinta:

"Apesar de não ser o enredo da escola, nós nos apropriamos da filosofia da qual ele trabalhava, no qual ele fazia enredos completamente oníricos e de cunho social e cultural (...) e também, qual a importância da liberdade de expressão, que era algo muito expoente no trabalho do Joãozinho Trinta".

A Estação Primeira de Mangueira encerra o desfile no domingo com o enredo As Áfricas que a Bahia canta, que vai destacar o protagonismo feminino e a luta pelo fortalecimento da identidade afrobrasileira, a partir da música e do carnaval na Bahia. O historiador Leandro Silveira destaca que a escola constrói uma ponte entre o Rio e a Bahia 

"É interessante observar que a Mangueira faz uma ponte entre territórios: África, Bahia e o próprio Morro de Mangueira. Segundo a escola - e ela tem razão -, o Morro de Mangueira é o território no Rio de Janeiro onde o Rio é mais baiano. E aí abre espaço para a Mangueira falar da sua própria ancestralidade".

As primeiras escolas a desfilar nesse primeiro dia são a Império Serrano, Grande Rio e a Mocidade Independente de Padre Miguel. Já na segunda feira (20) é a vez de Paraíso do Tuiuti, Portela, Vila Isabel, Imperatriz, Beija-Flor e Viradouro entrarem na avenida.

 

Radioagência Nacional apresenta, em uma série de quatro reportagens, os enredos que as escolas de samba do Grupo Especial do carnaval do Rio trazem este ano para a avenida. As matérias serão publicadas ao longo da semana do dia 13 ao dia 16 de fevereiro de 2023. Esta é a segunda reportagem da série.

Confira o restante do conteúdo:

Especial Carnaval: os enredos de Imperatriz, Beija-Flor e Viradouro

Especial Carnaval: os enredos da Paraíso de Tuiuti, Portela e Vila Isabel

Especial Carnaval: os enredos do Império Serrano, Grande Rio e Mocidade

Edição: Tâmara Freire / Nathália Mendes

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo