Região Norte tem carnaval na rua com estilos culturais próprios

Publicado em 15/02/2023 - 09:00 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Com o tema “Carnaval de todas as cores”, a cidade de Belém, no Pará, por exemplo, garante dias de folia na Aldeia Cabana, mas também nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro e no Complexo Ver-o-Rio.  O calendário de desfiles de blocos e escolas de samba será o seguinte: em Mosqueiro no dia 19, Icoaraci dia 20 e Outeiro no dia 21.

Já o Circuito Mangueirosa, será realizada no Complexo Ver-o-Rio, nos 4 dias de carnaval, com direito a horas extras de festa no dia 25. Serão pelo menos 10 atrações musicais por bloco, começando sempre às 15h. Luana Klautau, uma das diretoras do Circuito, explica que, a ideia é celebrar a cultura paraense.

Maior bloco de rua da Região Norte, com 58 anos de tradição e Patrimônio Imaterial do Amapá, o Bloco A Banda promete arrastar pelo menos 180 mil pessoas pelas ruas de Macapá, na Terça-feira Gorda de Carnaval.

No Tocantins, a prefeitura de Palmas organizou 4 dias de folia com desfile de blocos e shows no distrito de Taquaruçu. Mas um dos programas que mais movimentam turistas e moradores é o festival religioso Palmas Capital da Fé. Serão 5 dias de shows e orações na Vila Olímpica, sempre a partir das 7 da noite, de 17 a 21 de fevereiro. Entre as atrações, estão confirmadas as bandas Anjos de Resgate, Rosa de Saron e Catedral, além dos padres Fábio de Melo e Alessandro, e as cantoras Cassiane e Damares. 

Já o "Carnaval da Floresta - Amazonas 2023", promove o tradicional desfile das escolas de samba e a folia de vários blocos e bandas. Um dos símbolos do carnaval do estado é a Banda do Galo de Manaus, uma versão manauara do Galo da Madrugada de Recife.  O produtor cultural Theo Alves conta como será a edição deste ano, que acontece no dia 21 de fevereiro a partir das 16h.

A capital amazonense também já vive desde o último domingo o Esquenta Carnaboi.  Até o dia 22 de fevereiro, 30 atrações se apresentam no Largo do Mestre Chico fazendo uma prévia para a edição de número 22 do evento, que ocorre nos dias 25 e 26 de fevereiro, no Sambódromo de Manaus.

Com produção de Lucineia Marques e sonorização de João Cláudio Silveira.

Edição: Joao Claudio Silveira / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo