Maurício de Sousa pode ser o primeiro quadrinista na ABL

Publicado em 16/03/2023 - 18:20 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, pode se tornar o primeiro quadrinista a alcançar um espaço na Academia Brasileira de Letras.

Ele se candidatou à vaga da cadeira 8, no lugar da professora Cleonice Berardinelli, estudiosa do poeta Fernando Pessoa que faleceu em janeiro aos 106 anos. A ABL já havia registrado a candidatura do quadrinista Ziraldo a uma cadeira, mas o pedido foi retirado.

Em redes sociais, Mauricio disse que a candidatura é para reunir esforços com todos os acadêmicos para levar a importância da entidade secular e para que crianças e jovens conheçam mais a literatura e grandes autores que por lá estão e já estiveram.

A carta de candidatura foi enviada ao presidente da ABL, Merval Pereira, no último dia 10 de março, oficializando o pedido. Nela, Mauricio reforça que pode dar importante contribuição no estímulo à leitura, aproximando os leitores dos clássicos, por meio dos quadrinhos.

Em entrevista à Rádio Nacional em 2019, quando foi homenageado na Bienal do Livro com a instalação de um painel com ilustrações dos seus personagens, Mauricio disse que seu sonho no futuro era vender mais livros que gibis:

“O livro é o lado nobre da leitura. É outro jeito, outro modo. E o gibi é o lado mais leve, mais, talvez, o começo do processo. Eu quero chegar algum dia, daqui há alguns anos, vendendo mais livro do que gibi”.

Mauricio de Sousa já ocupa uma vaga na Academia Paulista de Letras e é o mais premiado autor brasileiro de quadrinhos.

Atualmente, no estúdio dele são produzidos mais de 400 personagens. Muitos já ganharam vida no teatro, no cinema e em outros meios de comunicação.

Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo