Chico Buarque recebe Prêmio Camões após quatro anos de espera

Publicado em 24/04/2023 - 16:37 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com pitadas de ironia, sarcasmo e bom humor, o cantor, compositor e escritor brasileiro Chico Buarque finalmente recebeu o Prêmio Camões de Literatura de 2019, nesta segunda-feira (24), em Portugal, aos 78 anos. 

Além das restrições da pandemia de covid, o prêmio só poderia ser entregue ao agraciado se o diploma fosse assinado pelo então presidente do Brasil, Jair Bolsonaro - o que não ocorreu. Ao receber o prêmio nesta segunda-feira, em Lisboa, capital de Portugal, Chico Buarque usou o talento com as palavras para ironizar a situação e se solidarizar com os colegas:

"No que se refere ao meu país, quatro anos de governo funesto duraram uma eternidade. Hoje, porém, reconforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu Prêmio Camões, deixando seu espaço em branco para a assinatura do nosso presidente Lula. Recebo este prêmio menos como uma honraria pessoal, e mais como um desagravo à tantos autores e artistas brasileiros humilhados, ofendidos nestes últimos anos de estupidez e obscurantismo".

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que a espera foi, também, pela entrega do prêmio:

"O Prêmio (diz) respeito à 2019, é entregue pessoalmente em 2023, mas ninguém cuidará de saber a que ano diz respeito. Diz respeito a todos os anos. Chico esperou quatro anos para receber em mãos, e nós esperamos quatro anos para entregá-lo em mãos - como os admiradores esperam aqueles que admiram. Como os amigos esperam uns pelos outros".

Durante agenda oficial em Portugal, e ao lado da ministra da Cultura brasileira, Margareth Menezes, o presidente Lula também participou da cerimônia e destacou a importância da arte de Chico Buarque para a cultura e a democracia brasileiras. 

"Chico transformou em patrimônio literário comum os amores de nossos povos, as alegrias de nossos carnavais, a beleza de nossos fados e sambas, as lutas obstinadas de nossas cidadãs e de nossos cidadãos pela conquista da liberdade e da democracia. Na literatura, Chico fez de sua obra uma declaração de amor à língua portuguesa".

A premiação ocorreu no Palácio de Queluz, em Lisboa, capital portuguesa. Com quatro anos de atraso, o diploma se soma a mais uma das premiações que o artista acumula, ao longo da carreira. Chico, que já escreveu dez livros, além das dezenas de álbuns musicais lançados, já recebeu outras premiações de literatura, incluindo três Jabutis pelas obras Estorvo, Budapeste e Leite derramado. 

Criado em 1988, o Prêmio Camões de Literatura é considerado o mais importante prêmio da língua portuguesa. Compõem a comissão jurados de Portugal, Brasil, Angola e Moçambique.  

Edição: Paula de Castro / Nathália Mendes

Últimas notícias
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo