Vereador apresenta projeto para criar parque em homenagem ao Zé Celso

Publicado em 09/07/2023 - 08:12 Por Eliane Gonçalves - Repórter Rádio Nacional - São Paulo

O pedido para José Celso Martinez deixar de ser artista foi feito por Silvio Santos em 2017 em uma reunião mediada pelo então governador de São Paulo, João Doria.

O debate girava em torno do terreno do empresário que tem 11 mil metros quadrados e fica bem ao lado do Teatro Oficina, a sede do grupo criado por Zé Celso, em 1958, e que desde então ocupa o número 520 da rua Jaceguai no Bixiga, centro de São Paulo.

O palco do oficina é diferente de qualquer outro. O galpão de pé direito alto e comprido foi projetado pela arquiteta Lina Bobardi e foi pensado como uma avenida com conexão direta com o espaço público e que é atravessada pelos artistas de ponta a ponta durante as apresentações.

O público fica em arquibancadas que se elevam ao lado desta avenida, mas o ponto alto são as janelas gigantescas que ficam de frente, justamente, para a propriedade de Silvio Santos. A natureza que atravessa transparente, integra o cenário.

Em 2017, depois do espetáculo O Rei da Vela, Celso Martinez explicou qual é a proposta dele para o terreno.

O teatro Oficina já foi eleito o melhor teatro do mundo pelo jornal britânico The Guardian  e é tombado pela prefeitura de São Paulo, pelo governo do estado e pelo Iphan. Mas o projeto de Silvio Santos para o terreno vizinho é bem diferente.

No ano 200, ele tentou construir um shopping no lugar. A obra foi embargada pela justiça. Oito anos depois, a proposta já era outra: a construção de três torres residenciais de 100 metros de altura cercando todo o teatro.

A proposta das torres chegou a ser aprovada pelo IPHAN em 2018 no governo de Michel Temer, mas a obra também foi embargada pela justiça. Entre idas e vindas, o espaço continua em disputa.

Em 2020, a Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou uma lei para criar o Parque do Bixiga no lugar, mas o texto foi vetado pelo então prefeito Bruno Covas.

Nesta quinta-feira, um novo projeto foi apresentado pelo vereador do PSOL, Celso Giannazi, que propõe a criação do Parque Municipal do Rio do Bixiga, Zé Celso Martinez Corrêa.

Edição: Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo