Festa da Boa Morte: tradição bissecular é mantida no recôncavo baiano

Publicado em 14/08/2023 - 13:06 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Começou na cidade de Cachoeira, localizada no recôncavo baiano, mais uma edição da Festa de Nossa Senhora da Boa Morte. A celebração, que une cultura, história e religiosidade e é Patrimônio Cultural da Bahia, com mais de 200 anos de história, segue até o próximo dia 17 de agosto.

Exposição, feira do empreendedorismo negro, feira de artesanato e rodas de samba acontecem junto com a programação religiosa. Além de cultuar a santa católica, a festa reverencia o trabalho e a importância da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte para a cultura e história do povo baiano, atraindo turistas de todo o país. Durante esta semana, procissões, cortejos, missas e rituais que combinam elementos das religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, com tradições católicas são realizados em homenagem à Santa e a confraria afro-religiosa formada apenas por mulheres negras.

Nesse domingo (13), aconteceu o cortejo noturno que levou a imagem da Santa até a igreja do Rosário, onde foi celebrada a tradicional missa das “Irmãs Falecidas” que homenageia as mulheres que já contribuíram com o trabalho da irmandade, finalizando com a “Ceia Branca”, que reúne as irmãs na sede da entidade. Na quarta-feira (16), acontece um dos principais momentos da programação, que é a "Alvorada", missa e procissão em homenagem à Nossa Senhora da Glória.

Segundo pesquisadores,  a Irmandade foi originada por volta de 1820 em Salvador, na Bahia,  tendo à frente mulheres escravizadas vindas da África. O grupo de mulheres negras, foi responsável pela alforria de inúmeros escravos e é considerado um dos primeiros movimentos abolicionistas e também feministas do Brasil. Após perseguições por causa do trabalho que faziam comprando a alforria de escravos e pelo culto aos orixás, as ações se encerraram na capital.

Algumas mulheres da irmandade se fixaram tempos depois, por volta dos anos 1860, no município de Cachoeira, distante pouco mais de 100 km da capital baiana, retomando as ações da confraria. Atualmente, o grupo continua com a missão social, dedicada principalmente à educação, empoderamento de mulheres e combate ao racismo e à intolerância religiosa. Nas redes sociais da Irmandade da Boa Morte e da Prefeitura de Cachoeira, é possível saber a programação diária do festejo.

Edição: Nádia Faggiani / Aline Cordeiro

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo