Círio de Nazaré em Belém chega ao seu ponto alto neste fim de semana

Calendário dos festejos pode ser visto em: ciriodenazare.com.br

Publicado em 06/10/2023 - 19:55 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

O ponto alto da programação do Círio de Nazaré, em Belém-PA, acontece neste fim de semana.  

No sábado, estão previstas pelo menos 4 procissões. Ás 5 e meia da manhã, a romaria rodoviária parte da Igreja Matriz da cidade de Ananindeua em direção a capital paraense, num percurso de 24 km.  

Com a chegada da imagem peregrina em Belém, começa a Romaria Fluvial, por volta das 9 da manhã. As embarcações saem do Trapiche do distrito de Icoaraci, em Belém, até a Escadinha do Cais do Porto, na Estação da Docas. O navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil vai levar a imagem da Santa e será acompanhado durante o percurso por cerca de 400 embarcações e cerca de 80 motos aquáticas, todas já devidamente inscritas.  A organização espera que 50 mil pessoas estejam envolvidas na Romaria Fluvial. 

Em seguida, às 11:30 da manhã é a vez dos condutores de motos fazerem sua reverência a Nossa Senhora de Nazaré na Motorromaria, com saída da Praça Pedro Teixeira em direção ao Colégio Gentil Bittencourt, com uma bênção para os motociclistas na chegada. 

Ainda na tarde deste sábado estão previstas uma missa e também a procissão de transladação, que leva a Imagem Peregrina do Colégio Gentil Bittencourt, no bairro de Nazaré, até a Catedral de Belém, no bairro da Cidade Velha.  

Em paralelo às procissões da manhã de sábado, acontece a partir das 09h a edição de número 21 do “Arrastão do Círio”. A edição do cortejo em homenagem a Nazinha, como Nossa Senhora de Nazaré é carinhosamente chamada, guarda diferença dos tradicionais Arrastões Juninos comandados pelo Instituto Arraial da Pavulagem. A Barca de Miriti, que faz referência ao Círio Fluvial e à Rainha das Águas, substitui o Boi Pavulagem. Outras figuras cênicas e personagens específicos ligados ao Círio, além do Batalhão da Estrela, irão homenagear a Santa assim que ela chegar do Círio Fluvial.  

No domingo, cerca de 2 milhões de pessoas são esperadas na procissão do Círio de Nazaré. Às 06h, acontece a missa na Catedral de Belém e em seguida a procissão principal do Círio de Nazaré percorre os 3,6 km até a Praça do Santuário.  

Entre o domingo, 8 de outubro até o dia 21 de outubro, a Concha Acústica da Praça Santuário receberá pelo menos 14 shows durante o calendário do Círio Musical. As apresentações começam a partir das 20h00. Frei Gilson abre o Círio Musical na primeira noite, que terá as bandas Rosa de Saron e Anjos de Resgate entre as atrações.  

O calendário com todos os eventos ligados ao festejo religioso podem ser acessado no site ciriodenazare.com.br 

Edição: Paula de Castro / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo