Krenak é o primeiro indígena eleito à Academia Brasileira de Letras

Publicado em 07/10/2023 - 14:23 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O primeiro indígena a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak, de 70 anos, é filósofo, ambientalista e também o grande responsável por convencer os deputados constituintes, a votar e reconhecer na Constituição de 1988 os direitos dos povos indígenas. Krenak disse que ficou surpreso com sua admissão na ABL, já que, segundo ele, é uma instituição que historicamente nunca se abriu para a diversidade das culturas dos povos originários.

Ele enfatizou que dezenas de meninos e meninas indígenas estão seguindo seu exemplo, escrevendo livros e espalhando o pensamento indígena de uma forma ampla e coletiva. Para ele, a eleição da ABL ter acontecido no dia 05 de outubro, mesmo dia em que a Constituição completou 35 anos, não foi uma coincidência e sim um eixo que se completa e que vai fazer as novas gerações e instituições aprenderem com o tempo a se abrir para a diversidade. A artista indígena Daiara Tukano, considerou a eleição de Krenak para a ABL um marco histórico.

Ailton Krenak foi eleito com 23 dos 39 votos. Ele assume a cadeira número 5, que pertenceu a Raquel de Queiroz e também a José Murilo de Carvalho, falecido em agosto deste ano. Disputaram com Krenak a historiadora Mary del Priore e o escritor também indígena Daniel Munduruku, que obtiveram, respectivamente, 12 e 4 votos.

Krenak nasceu em 1953, na região do vale do rio Doce, em Minas Gerais, território do povo Krenak, um local afetado pela atividade de extração de minérios. Krenak é ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas. É comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Krenak organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia e contribuiu para a criação da UNI, a União das Nações Indígenas.

Edição: Tâmara Freire\Aline Cordeiro

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo