Após reforma, Cais do Valongo é reaberto ao público no RJ

Publicado em 24/11/2023 - 13:02 Por Priscila Thereso - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A segunda e última etapa da reforma do Cais do Valongo foi entregue à população em cerimônia nesta quinta-feira (23), com a presença de autoridades dos governos federal e municipal, Unesco e instituições do território. 

Localizado na área conhecida como Pequena África, na zona portuária do Rio de Janeiro, o Cais do Valongo é um sítio arqueológico reconhecido pela Unesco desde 2017 como Patrimônio Mundial. 

Durante os séculos XVIII e XIX, o local foi o principal porto de desembarque de africanos escravizados nas Américas. Os vestígios do cais foram descobertos durante as obras do Porto Maravilha, em 2011.

A cerimônia teve início com a lavagem do cais, numa apresentação do grupo Afoxé Filhos de Gandhi. As baianas depositaram flores nas pedras originais. 

As autoridades destacaram a importância do sítio arqueológico; e a manutenção e conservação do espaço para a memória da história dos povos vindos de África e da cultura nacional. 

A coordenadora de cultura da Unesco, Isabel de Paula, destacou que a África é uma prioridade da organização e o Cais do Valongo é uma memória que não pode ser perdida.

O presidente do IPHAN, Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional, Leandro Grass afirmou que o governo trabalha para valorização do património e da cultura de matriz africana.

Representando o Comitê Gestor do Cais do Valongo, a presidente Gracy Mary Moreira lembrou que a iniciativa de tornar o cais um local de preservação e memória partiu da sociedade civil e agradeceu à ancestralidade por esse momento.

O projeto de valorização do cais incluiu, entre outras coisas, a sinalização que indica que o local é um sítio arqueológico; painéis expositivos contando a história da região, com curadoria da professora Ynaê Lopes dos Santos, historiadora especialista na História da escravidão e das Relações Raciais nas Américas.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo