Exposição "Carolinas" homenageia Carolina Maria de Jesus, em Fortaleza

Mostra vai até 4 de fevereiro

Publicado em 01/01/2024 - 20:01 Por Fernando Joselito - Repórter da Rádio Universitária FM - Ceará

A exposição Carolinas, aberta para visitação na Caixa Cultural, é uma homenagem a Carolina Maria de Jesus, uma das mais relevantes artistas e escrituras do Brasil. A mostra conta com instalações, pinturas, obras visuais, poemas e manuscritos de artistas negras cearenses influenciadas por Carolina de Jesus.

A curadora Nicole Machado explica quem foi a escritora.

“Carolina Maria de Jesus foi uma escritora e uma artista brasileira, uma intérprete do Brasil, porque ela fala muito da realidade brasileira. Ela nasceu em Sacramento, no interior de Minas Gerais, morou no interior de São Paulo também, em Parelheiros, e viveu um tempo na favela do Canindé em São Paulo. A mostra tem um ineditismo, não só no conteúdo do material que a gente está trazendo. O diferencial, eu acho, é trazer um pouco da Carolina numa visão um pouco mais autocrítica, uma Carolina fazendo uma autocrítica da própria obra. A Carolina por ela mesma e não uma Carolina estereotipada, uma Carolina representada como uma autora de uma obra só”, salienta a curadora.

A exposição Carolinas vai até quatro de fevereiro. A curadora Nicole Machado dá mais detalhes da mostra e fala sobre a influência de Carolina de Jesus entre as escrituras.

“Carolina Maria de Jesus é um exemplo para várias mulheres. No caso do Ceará, para diversas artistas cearenses. A exposição Carolinas traz um pouco do diálogo daquelas mulheres que deram sequência à sua obra ou que de alguma forma foram influenciadas, tanto pela trajetória de vida, quanto pelas obras da artista. A exposição tem alguns manuscritos, alguns diários. Por exemplo, a gente traz O Diário de Marta ou A Mulher Diabólica, que é um romance também da Carolina. A gente traz A Felizarda. Tem um outro romance que foi publicado recentemente também, pela editora Companhia das Letras, que é O Escravo, numa nova edição”, detalha Nicole.

Com acesso gratuito, a exposição Carolinas pode ser visitada de terça a sábado das 10h às 20h e aos domingos e feriados das 10h às 19h.

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo