Operários da Sapucaí: diretor de barracão comanda "fábrica" de escolas

Na Mangueira, ex-rainha de bateria é a primeira mulher na função

Publicado em 06/02/2024 - 09:41 Por Tatiana Alves, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Após as festas de fim de ano, o brasileiro já está pensando no Carnaval. No Rio de Janeiro, além dos blocos de rua, o ponto alto são as escolas de samba.

E um desfile na Sapucaí precisa de muitos profissionais para acontecer. Em pouco mais de 60 minutos que uma escola do Grupo Especial passa pela avenida, tudo tem que dar certo. 

Os carros alegóricos ficam sob a responsabilidade do diretor de Barracão. Logo após o carnaval, é feito o desmonte, selecionando o material a ser reaproveitado.

Em julho, começa o processo de montagem das novas alegorias, envolvendo diferentes profissionais, geralmente temporários.

Desde o início da montagem até o produto final, são várias etapas, como detalha a diretora de barracão, Tânia Bisteka.

Tânia avalia que é necessária muita organização para que o desfile seja o mais perfeito possível. E a dedicação tem que ser total e integral.

Ela já foi rainha de bateria. Hoje é a primeira mulher à frente de um barracão. Sua carreira começou cedo. Foi para a Mangueira aos 8 anos.

Tânia fala dos desafios de trabalhar em um lugar onde predominam os homens.

E repetindo Bisteka, a organização é a palavra-chave numa escola de samba. Por exemplo: os carros alegóricos das escolas do Grupo Especial do Rio.

Eles ficam, durante o ano, na Cidade do Samba. Lá trabalham engenheiros de produção, mecânico, elétrico, entre outros, que são responsáveis por todas as etapas de montagem.

Desde 2005, profissionais das agremiações contam com uma área de cerca de sete mil metros quadrados, distribuídos em 14 galpões com capacidade para criação de até 12 carros alegóricos.

E para que uma escola de samba entre na avenida, existe o trabalho de uma equipe eficiente para garantir que tudo aconteça dentro do que prevê o regulamento e chegar até a Nota 10.

 

*Esta reportagem faz parte da série sobre trabalhadores que fazem o carnaval das escolas de samba na Sapucaí. Confira o conteúdo completo:

Diretor de barracão comanda "fábrica" de escolas

Os artesãos do Norte que "constroem" o carnaval

Sapateiro leva arte para o samba no pé da Sapucaí

Estilistas transformam sonhos em fantasias

Edição: Leila dos Santos / L Pedrosa

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo