Cerca de 100 blocos movimentaram pré-carnaval de São Paulo

Publicado em 05/02/2024 - 17:31 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Milhares de foliões tomaram as ruas da cidade de São Paulo no último fim de semana, embalados por mais de 100 blocos, no pré-carnaval paulistano. Alguns deles, tradicionais, como o Monobloco. E outros, temáticos, como o RitaLeena, que toca músicas da roqueira símbolo de São Paulo, e o Maluco Beleza, que, claro, toca Raul! 

Teve artista famoso comandando blocos também. Foi o caso do Estado de Folia, com o cantor paraibano Chico César. No já tradicional Bicho Maluco Beleza, do Alceu Valença, teve festa, mas teve polêmica também. É que o frevo do pernambucano, uma versão paulistana do Galo da Madrugada, este ano aconteceu sem os tradicionais guarda-chuvas coloridos. Quem levou sombrinhas teve os adereços recolhidos. Muita gente chiou, mas a Secretaria da Segurança Pública justificou, em nota, que para a própria segurança dos foliões, não é permitida a entrada de objetos pontiagudos. 

No domingo (4), apesar de uma pancada de chuva no início da tarde, que causou transtorno em alguns pontos da cidade, a festança continuou, com mais 80 blocos, entre eles o Baixo Augusta, que a presença infalível da atriz Alessandra Negrini. 

Segundo a prefeitura de São Paulo, mais de 31 mil agentes públicos estão trabalhando na segurança do evento, que vai se estender até o pós carnaval, do dia 18. São mais  mais de 860 Guardas Civis Metropolitanos, 10% maior do que no ano passado. 

E tem ações adicionais neste carnaval. É o caso do protocolo Não se Cale. Agentes de apoio circulam entre os blocos, vestidas com camiseta rosa-choque, para orientar os foliões sobre como proceder em caso de importunação sexual.

Esse foi só o aperitivo. O carnaval oficial de rua paulistano começa no próximo sábado dia 10. Quem quiser conhecer a programação completa dos blocos, é só acessar o site SP 470 anos.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Pollyane Marques

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo