Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Publicado em 18/03/2024 - 21:09 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. A autora tornou-se destaque pelo retrato de injustiças sociais e condições de vida precárias.

Para mostrar um pouco mais da história de Carolina Jesus e celebrar a data, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, que reúne o maior acervo sobre a artista no Estado, com 14 manuscritos, montou a exposição “Homenagem a Carolina”. Nela, o visitante pode conhecer um pouco mais da produção da autora: são cinco cadernos manuscritos contendo seus diários, romances e peças teatrais.

Luciane Simões Medeiros, chefe da seção de manuscritos da Biblioteca, explica como foram escolhidas as obras que estão na mostra. “Foram selecionados cinco cadernos a partir de momentos diferentes da escrita. Cadernos também com materialidades diferentes, que mostrassem um pouco dessas dificuldades dela em conseguir esse material para escrita. Então tem caderno pequeno, com brochura, formato brochura, caderno espiral, de papeis diferentes”.

A mostra conta ainda com duas fotos e dois livros da escritora. Luciane reforça a importância da exposição. “Então pensar Carolina em 2024, nesses 110 anos de seu nascimento, é a celebração dessa mulher, dessa mulher negra, dessa mulher que passou por essas adversidades e conseguiu registrar sua história de uma maneira muito peculiar”.

A exposição “Homenagem a Carolina” fica em cartaz até o dia 5 de abril. A entrada é franca.

Edição: Roberto Piza / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo