História Hoje: Broadway recebe primeira peça de uma autora negra

Publicado em 11/03/2024 - 06:00 Por História Hoje - Brasília

Em 11 de março de 1959, a dramaturga Lorraine Hansberry tornou-se a primeira autora negra a ter uma peça encenada na Broadway, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A obra "A Raisin in the Sun" mostra a tentativa de uma família negra de comprar uma casa em um bairro branco de Chicago.

Lorraine Hansberry nasceu em uma família com boas condições. O pai fundou um dos primeiros bancos para afro-americanos em Chicago. Além disso, vários membros da família eram engajados nos movimentos sociais pela igualdade racial.

Durante a infância, os pais compraram uma casa em um bairro predominantemente ocupado por brancos. Na época, a segregação racial era forte. Negros deveriam se limitar a viver na zona sul da cidade. A família sofreu com a repressão dos vizinhos e só conseguiu permanecer porque levou o caso à Suprema Corte e venceu.

A história escrita por Lorraine Hansberry trouxe luz ao tema. No roteiro, uma mulher negra tenta usar o seguro de vida do marido para sair do gueto e viver em um bairro de pessoas brancas.

O título da peça, que em português significa “Uma uva-passa ao Sol”, foi retirado do poema "Harlem" do ativista social Langston Hughes que dizia "O que acontece com um sonho adiado? Ele seca como uma passa ao sol?".

A peça teatral estreou no Ethel Barrymore Theatre e, em outubro, foi transferida para o Teatro Belasco. Depois de mais de 500 apresentações, a temporada chegou ao fim em junho de 1960. Com a participação de boa parte do elenco original e Lorraine Hansberry como roteirista, a história virou filme em 1961.

Em 2004 e 2014, "A Raisin in the Sun" voltou aos palcos da Broadway.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: José Carlos Andrade
Publicação web: Patrícia Serrão

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo