História Hoje: Francisco Magalhães do Valle (155 anos)

Publicado em 20/03/2024 - 06:00 Por História Hoje - Brasília

Com peças para piano, o compositor Francisco Magalhães do Valle destacou-se no cenário da música brasileira. Nascido em 20 de março de 1869, em Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais, iniciou os estudos de música com o pai, começou a compor na adolescência e, ao se projetar como pianista, levou os acontecimentos políticos da República para a sua obra.

O jovem Francisco Magalhães do Valle estudou piano no Rio de Janeiro. Depois de um concerto para a Princesa Isabel em 1886, recebeu uma carta de apresentação para o imperador Dom Pedro II, que estava em Paris. O músico partiu para a França, no ano seguinte, onde foi ouvinte do Conservatório de Paris.

Após a perder o avô, voltou para o Brasil em 1890 e passou a dar aulas de piano em Juiz de Fora. Mas logo retornou ao Rio onde continuou como professor. Em 1896, tornou-se membro honorário do conselho do Instituto Nacional de Música.

Em 1897, sob a regência do maestro Alberto Nepomuceno, lançou o poema sinfônico de Depois da Guerra, inspirado na Revolta da Armada. Devido a problemas de saúde, teve que voltar para sua cidade-natal em 1899. Sua última obra foi “O Batel da Dor” de 1906. O pianista morreu em outubro do mesmo ano.

 

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: José Carlos Andrade
Publicação web: Patrícia Serrão

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo