História Hoje: Guiomar Novaes

Publicado em 07/03/2024 - 06:00 Por História Hoje - Brasília

Depois de mais de sessenta anos de carreira na música, a trajetória da pianista brasileira Guiomar Novaes chegou ao fim em 7 de março de 1979, após sofrer um derrame cerebral. A artista de 85 anos recebeu homenagens na Academia Paulista de Letras e foi enterrada no Cemitério da Consolação, na capital paulista. A despedida foi acompanhada pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Guiomar Novaes nasceu em 28 de fevereiro de 1894, em São João da Boa Vista. Começou os estudos de piano aos quatro anos, seguindo os passos da mãe e da irmã, e escreveu a primeira partitura aos sete anos. Ainda na infância, foi vizinha de uma referência da literatura brasileira, o escritor Monteiro Lobato. A jovem pianista acabou inspirando a construção da personagem Narizinho, do Sítio do Picapau Amarelo.

Com uma bolsa do governo do estado, viajou para estudar piano em Paris, na França, aos 15 anos. Chegando na Europa, em um encontro com a Princesa Isabel, foi incentivada a incorporar em seu repertório a obra "Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro", do compositor norte-americano Louis Moreau Gottschalk.

Após concluir os estudos no Conservatório de Paris, a pianista passou a tocar em diversos países da Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, participou da Semana de Arte Moderna de 1922 com uma apresentação no Theatro Municipal de São Paulo.

Com a carreira consolidada, Guiomar Novaes foi convidada pela Rainha Elizabeth II, em 1967, para um recital de inauguração do Queen Elizabeth Hall, em Londres, na Inglaterra. A última apresentação da pianista foi em 1973 no Festival Internacional de Música de Campos do Jordão.

Guiomar Novaes deu visibilidade às obras de grandes compositores brasileiros como Francisco Mignone, Souza Lima e Villa-Lobos.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: Bianca Paiva
Publicação web: Patrícia Serrão

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo