História Hoje: Morte de Cláudio Santoro (35 anos)

Publicado em 27/03/2024 - 09:30 Por História Hoje - Brasília

Cláudio Santoro, um renomado maestro e compositor brasileiro, deixou um legado imensurável para a música clássica do país. Nascido em Manaus, em 1919, iniciou sua jornada musical aos 11 anos, quando começou a estudar violino. Sua paixão pela música o levou ao Conservatório de Música no Rio de Janeiro durante a adolescência, onde se destacou e passou a lecionar violino e harmonia após concluir seus estudos.

Em 1940, Santoro tornou-se o primeiro violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira, marcando o início de uma carreira brilhante. Durante os anos 40, ele se especializou no Conservatório de Paris, na França, e representou o Brasil em eventos musicais internacionais, como o Congresso dos Compositores Progressistas em Praga.

Santoro realizou turnês pela Europa na década de 50, e foi durante uma estada em Paris, em 1957, que ele compôs as Canções de Amor em colaboração com Vinícius de Moraes. Seu retorno ao Brasil na década de 60 foi marcado pela criação do Departamento de Música na Universidade de Brasília, embora tenha sido forçado a deixar o cargo após o golpe militar. Posteriormente, ele buscou aprofundar seus conhecimentos na Alemanha, retornando apenas em 1978 para retomar seu trabalho na UnB.

Com um catálogo de mais de seiscentas obras, que incluem composições para rádio e cinema, Santoro recebeu numerosos prêmios em reconhecimento ao seu talento excepcional. Após sua trágica morte em 27 de março de 1989, durante um ensaio em Brasília, seu legado foi imortalizado com o renome de locais como o Auditório de Campos do Jordão, em São Paulo, e o Teatro Nacional de Brasília, que passaram a levar seu nome como homenagem ao maestro.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: Oussama el Ghaouri
Publicação web: Patrícia Serrão

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo