História Hoje: Primeira mulher asiática a vencer Oscar de melhor atriz

Publicado em 12/03/2024 - 06:00 Por História Hoje - Brasília

"Para todos os meninos e meninas que se parecem comigo assistindo esta noite, este é um farol de esperança e possibilidade. É a prova de que sonhos se sonham grandes e sonhos se tornam realidade." Foi assim que Michelle Yeoh, aos 60 anos, começou seu discurso de agradecimento depois de receber a estatueta do Oscar na cerimônia de premiação em 12 de março de 2023. Pela primeira vez, uma mulher asiática venceu na categoria de Melhor Atriz em 95 anos de história do prêmio.

Michelle Yeoh nasceu na Malásia. Viveu em Londres, no Reino Unido, onde estudou balé na adolescência, mas teve que desistir do sonho de bailarina profissional por causa de uma lesão na coluna. Em 1983, foi Miss Malásia. No ano seguinte, deu início à carreira de atriz em Hong Kong e mostrou que tinha talento para os filmes de ação, com sequências de lutas marciais.

No filme “Tudo Em Todo O Lugar Ao Mesmo Tempo”, Michelle Yeoh interpreta uma dona de lavanderia que, de repente, sai da sua realidade de mãe e esposa para encarar desafios inesperados no multiverso. Tudo isso enquanto ela tenta comprovar o pagamento de seus impostos e salvar o negócio da família.

O filme de aventura e ficção científica foi indicado ao Oscar em 11 categorias. Ganhou em sete delas, incluindo a de melhor filme. Além de Michelle Yeoh como melhor atriz, Ke Huy Quan levou o prêmio de melhor ator coadjuvante e Jamie Lee Curtis foi eleita melhor atriz coadjuvante.

Ao receber a estatueta, as palavras de agradecimento da vencedora do Oscar de Melhor Atriz também foram dirigidas aos colegas, e depois de uma pausa emocionada, dedicou o prêmio às mães de todo o mundo.

“Eu tenho que dedicar esse prêmio a minha mãe, a todas as mães do mundo, porque elas são os verdadeiros super-heróis e, sem elas, nenhum de nós estaria aqui esta noite."

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: José Carlos Andrade
Publicação web: Patrícia Serrão

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo