Manifesto internacional repudia censura a livros

Publicado em 14/03/2024 - 21:50 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um manifesto em defesa da liberdade de expressão foi lançado nesta quinta-feira (14) por organizações internacionais de autores, editores, livreiros e bibliotecas. O documento é uma reação aos crescentes episódios de restrição e censura de livros no mundo.

No Brasil, o caso mais recente envolveu o livro O Avesso da Pele, do escritor Jeferson Tenório, censurado em escolas de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Tudo começou quando a diretora de uma unidade a afirmou em um vídeo que a publicação usa palavras de "baixo calão" e descreve cenas de atos sexuais. Três estados, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná teriam recolhido o livro das escolas públicas com a alegação de que ele contem linguagem imprópria.

Esse cenário de censura a livros também avança nos Estados Unidos. De acordo com a Associação Americana de Bibliotecas, o banimento e contestação de livros em escolas aumentou 65% em 2023 no país, em comparação com os números de 2022, atingindo o nível mais alto já documentado. Mais de 4.200 títulos de livros foram alvos de censura, número maior que os dos dois anos anteriores somados.

Em uma postagem nas redes sociais, Jeferson Tenório disse que é curioso que os trechos do livro destacado pela diretora tenham causado mais incômodo do que o racismo, a violência policial e a morte de pessoas negras abordados na publicação. O escritor afirmou ainda que não é aceitável qualquer tipo de censura ou movimentos autoritários que prejudiquem estudantes de ler e refletir sobre a sociedade em que vivemos.

Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), uma das signatárias do manifesto internacional, afirmou que a censura de livros além de violar o direito à liberdade de expressão, previsto na Constituição brasileira, também prejudica o acesso ao conhecimento e a cultura.

O livro O avesso da Pele foi incluído no Programa Nacional do Livro Didático em 2021, por recomendação de professores, mestres e doutores que compõem o banco de avaliadores do Ministério da Educação. Ele foi adotado em centenas de escolas pelo Brasil. A publicação venceu o prêmio Jabuti de 2021, na categoria Romance Literário, e teve direitos de publicação vendidos para mais de 10 países.

Edição: Tâmara Freire / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo