STF recebe pedidos para divulgar lista suja do trabalho escravo

Publicado em 27/02/2015 - 08:58 Por Ariane Póvoa - Brasília

 

Instituições governamentais cobram da Justiça a retomada da divulgação da chamada lista suja do trabalho escravo.

 

A listagem é um cadastro criado por uma portaria do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego – e da SDH – Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República –, que apresenta empresas flagradas submetendo empregados a uma situação análoga à de escravidão.

 

A relação era divulgada semestralmente no site do MTE desde 2003, mas  no fim de dezembro do ano passado, o STF - Supremo Tribunal Federal – suspendeu a divulgação da lista, devido a uma liminar concedida pelo Presidente da Corte, Ricardo Lewandowski.

 

O pedido foi feito pela Abrainc – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias –, que alega a inconstitucionalidade do cadastro, por ter sido instituído por uma portaria, em vez de uma legislação própria.

 

De acordo com a ministra da SHD, Ideli Salvatti, outros agentes econômicos já tentaram barrar a divulgação da lista, mas o judiciário não acatou. Ela disse que a decisão do ministro Lewandowski surpreendeu.

 

SONORA 

 


A ministra informou que foi protocolado pedido da SDH, do MTE e da Advocacia-Geral da União para tratar do tema com o ministro Ricardo Lewandowski.

 


SONORA

 


Em nota, a Abrainc disse que é contra o trabalho escravo e que reconhece a importância do cadastro de empregadores, mas afirmou que o procedimento de inclusão das empresas na lista suja é arbitrário, e afronta princípios constitucionais do devido processo legal e ampla defesa.

 

 

O Procurador-Geral do Trabalho, Luís Antônio Camargo de Melo, discorda dos argumentos da Abrainc.  Ele acredita que a suspensão da divulgação da lista traz inúmeros prejuízos, e afirma está preocupado com denúncias de que o BNDES e a Caixa Econômica Federal já estariam financiando empresas que estão no cadastro.

 

SONORA

 

Entidades que defendem os direitos humanos e lutam contra o trabalho escravo também cobram o retorno da lista suja. O coordenador geral da Ong Répórter Brasil, Leonardo Sakamoto, questiona o posicionamento de empresas contrárias à divulgação do cadastro.

 

SONORA 

 

 

O Supremo informou que o processo será incluído na pauta do plenário assim que a Relatora, ministra Cármen Lúcia, liberar o caso para o julgamento definitivo.

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo