Ações do Projeto Rondon vão atender 30 municípios de três estados

Publicado em 06/07/2015 - 16:58 Por Michelle Moreira - Brasília

Mais de seiscentos voluntários, entre estudantes de nível superior e professores, vão aproveitar as férias escolares de uma forma diferente. Eles foram selecionados para participar do projeto Rondon. O grupo representa 62 instituições de 11 estados do país.

 

Entre os dias 10 e 26 de julho, o projeto Rondon realiza a operação Bororos, em 15 municípios de Mato Grosso; já a operação “Itacaiúnas”, acontece em 11 cidades do Pará e quatro de Tocantins, no período de 17 de julho e três de agosto.

 

O Rondon tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e ampliar o bem-estar de comunidades com baixo IDH, Índice de Desenvolvimento Humano. A ação é uma iniciativa do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa; com a participação dos governos estaduais e municipais.

 

O diretor do departamento de ensino do Ministério da Defesa, general Valmir Schneider, explica como é realizado o projeto em cada município.

 

Sonora:"Nós levantamos as necessidades dos municípios, buscamos políticas públicas que muitas vezes já estão sendo praticadas no município, e os estudantes são colocados em contato com aqueles que chamamos de multiplicadores. São lideranças comunitárias que por meio de palestras, trabalhos práticos, são passados conhecimentos para estas lideranças para que posteriormente elas multipliquem este conhecimento dentro das comunidades".

 

Entre as atividades previstas estão palestras e oficinas sobre os mais variados assuntos.

 

O professor de Engenharia Florestal da UNB, Universidade de Brasília, Ricardo de Oliveira, que vai participar da Operação Itacaiúnas, fala sobre a importância do projeto para os alunos e para a comunidade.

 

Sonor: "É uma missão cidadã. Que nós possamos trocar experiências com estas pessoas. É ir lá, capacitar as pessoas. Formar multiplicadores das atividades. Mas que nós também possamos ser multiplicadores do conhecimento adquirido com a comunidade."

 

A estudante brasiliense Liz Cappi, da faculdade de Comunicação da UnB, diz que espera aprender muito com a experiência.

 

Sonora: "Desde o início as pessoas falam que a gente que no Rondon a gente mais aprende do que dá alguma coisa. A gente vai viver uma realidade diferente. A gente vai ter contato com uma comunidade que a gente não teria se não estivesse participando do projeto. Então a expectativa está bem alta por isso."

 

As operações do Projeto Rondon podem ser acompanhadas pelo site projetorondon.pagina-oficial.com.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo