Após 20 anos, camponesas relembram massacre de Eldorado dos Carajás

Publicado em 17/04/2016 - 12:49 Por Renata Martins - Brasília, DF

Não havia mulheres entre os mortos. Mas elas estavam lá. E eram muitas. No dia 17 de abril de 1996, Maria Jesuíta Oliveira, Rita Monteiro e Isabel Rodrigues testemunharam um dos piores episódios da história agrária do Brasil: o Massacre de Eldorado dos Carajás.



Naquele dia, um trecho da rodovia PA-150, no Pará, estava interditado por sem terras participantes da Marcha Pela Reforma Agrária. Cercam de 1.500 pessoas seguiam de Marabá e Belém.

 

“Nós estávamos na pista gritando, cantando, e a gente pensava que os ônibus eram para nós. Mas desceu a polícia.” O relato é de Maria Jesuíta Oliveira, de 51 anos. Ela estava no grupo de trabalhadores rurais que fechava a rodovia, quando 155 policiais militares se posicionaram dos dois lados da pista. A ação para desobstruir o trecho conhecido como “Curva do S” terminou de forma trágica. Muitos feridos - quase 70 - e 19 sem-terra mortos no local pela polícia. Outros dois trabalhadores morreram em decorrência dos ferimentos.

 

Por conta do Massacre de Eldorado dos Carajás, o 17 de abril passou ser lembrado como Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.

 

Confira a reportagem especial de Renata Martins para a Rádio Nacional da Amazônia

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo