Viva Maria: Lideranças fazem tributo à ativista negra Luiza Bairros

Publicado em 13/07/2016 - 04:00 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

O Brasil acabou de perder uma de suas mais importantes guerreiras na luta pela igualdade racial e de gênero. Falo da ex-ministra Luiza Bairros, de Política da Promoção da Igualdade Racial, que esteve à frente desse ministério entre 2011 e 2014. Luiza morreu ontem aos 63 anos vítima de um câncer de pulmão. Luiza era gaúcha, mas seu coração sempre esteve na Bahia e no peito de todas as lideranças negras que aprenderam com Luiza a resistir, a se indignar e a lutar acima de tudo. Todas essas lideranças se uniram em uma só voz ontem (12) à noite na Praça Zumbi dos Palmares em Brasília para um tributo a essa grande guerreira.

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo