Entrevista: Conheça Maria da Penha, a mulher e a Lei

Publicado em 12/08/2016 - 18:30 Por Andréa Quintiere - Brasília

A Lei Maria da Penha, que normalmente pune os homens que agridem física ou psicologicamente uma mulher ou a esposa, completou 10 anos no último dia 07.

 

O nome da lei homenageia Maria da Penha Maia Fernandes, que foi vítima de violência doméstica durante 23 anos de casamento.
 

Em 1983, o marido, por duas vezes, tentou assassiná-la.

 

Na primeira vez, com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda, por eletrocussão (morte por descarga elétrica)  e afogamento.

 

Após essas duas tentativas de homicídio, ela tomou coragem e o denunciou.

 

Nesta entrevista concedida à jornalista Andréa Quintiere, que é produtora do programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, Maria da Penha explica que a mídia ajuda bastante na divulgação do papel da lei , e tem mostrado para as mulheres que o caminho é “denunciar para se livrar da situação de violência e muitas vezes para garantir a sua vida.”

 

No entendimento de Maria da Penha e também na conclusão de muitas pesquisas, os homens são violentos porque foram educados vendo o pai bater na mãe, o avô bater na avó.

 

Desta forma, eles vão para a vida como se estes atos fossem normais.

 

Maria da Penha considera necessário desconstruir para que a cultura machista seja substituída por mais amor, atenção,  respeito e  dignidade para a mulher.

 

Com informações das Rádios EBC

 

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo