Moradores de reserva extrativista no Pará sofrem com limitação de energia elétrica

Direitos Humanos

Publicado em 14/12/2016 - 09:20 Por Michelle Moreira - Brasília

* Na terceira reportagem da série especial sobre o modo de vida e os desafios dos moradores da Reserva Tapajós Arapiuns, no Pará, a reportagem mostra como a falta de energia impacta a vida dos moradores da unidade de conservação. As matérias são distribuídas pela Radioagência Nacional e veiculadas na Rádio Nacional da Amazônia.

 


A energia elétrica ainda é um luxo para os moradores da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns (Resex), no Pará.


Ainda hoje, as 74 comunidades da unidade de conservação são abastecidas por geradores elétricos. Na maioria delas, energia somente por três horas – de 19h às 22h.


Quem precisa recorrer a uma unidade básica de saúde sente na pele os efeitos do acesso restrito à energia.


Enilda Maria Pereira é auxiliar de enfermagem em São Pedro - uma das maiores comunidades da reserva. Ela conta que a falta de energia leva os moradores a recorrerem a Santarém, município mais próximo da reserva.


A operação dos geradores é custeada pela mensalidade paga às associações de moradores de cada comunidade.


Quem quer contar com energia por mais tempo acaba comprando um equipamento próprio. Para bancar o custo, o jeito é dividir a conta e os benefícios com os vizinhos.


José Rosário, também morador de São Pedro, preferiu pagar para ter mais comodidade.


O presidente da Tapajoara, associação que reúne todas as representações de moradores da reserva, Raimundo Gamboa diz não entender porque a energia elétrica ainda não chegou a região.


Por nota, o Ministério de Minas e Energia afirma que o atendimento na reserva Tapajós Arapiuns será executado pela Centrais Elétricas do Pará (Celpa) e que o processo já se encontra em fase de estudos e levantamento de dados, mas não define uma data.


A Celpa alega que a demanda da localidade já está cadastrada. Mas as obras da região não teriam sido priorizadas pelo comitê gestor do programa federal Luz para Todos, formado por vários órgãos e presidido pelo Ministério de Minas e Energia.


Ainda de acordo com a distribuidora, cabe a Celpa apenas a execução das obras já priorizadas.


A reportagem viajou até a Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns a convite do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo