ONG protesta contra assassinatos de pessoas trans levando 144 cruzes à praia de Copacabana

Visibilidade Trans

Publicado em 29/01/2017 - 18:01 Por Nanna Pôssa - Rio de Janeiro

Cento e quarenta e quatro cruzes pretas foram colocadas na praia de Copacabana neste domingo em homenagem as pessoas transsexuais assassinadas. O protesto fez parte da agenda do Dia Nacional de Visibilidade Trans, comemorado hoje (29).

 

Levantamento da Rede Trans Brasil mostra que, no ano passado, 144 travestis, mulheres e homens trans foram mortos. A ONG identificou também 52 casos de tentativa de homicídio, 12 suicídios e 54 violações de direitos humanos.

 

De acordo com a presidenta da Rede Trans Brasil, Tathiane Araújo, como faltam dados oficiais, o dossiê foi feito com base em notícias de jornais e casos apurados pela organização. Para Tathiane, o principal motivo da violência é a exclusão social.

 

A coordenadora-geral de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Marina Reidel, diz que o número de denúncias ao Disque 100, com vítimas LGBT, cresceu cerca de 60% de 2015 para 2016. Mas faltam dados sobre pessoas trans.

 

A corretora de imóveis Adriana Souza coordenadora da Rede Trans, no Rio, diz que foi difícil sair da prostituição e conseguir um emprego e até hoje tem medo de agressões.

 

O programador Cauã Cintra diz que um dos principais temores de homens trans é ser vítima de estupro quando vai a um banheiro público.

 

O dossiê elaborado pela rede Trans Brasil com número de mortes relacionadas com a transfobia será divulgado nesta segunda-feira (30). O documento também será entregue no Rio de Janeiro a representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo