PMs acusados de participar de massacre do Carandiru terão novo julgamento

Justiça

Publicado em 11/04/2017 - 19:10 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a decisão que anulou o julgamento dos 74 policiais militares acusados de participar do massacre do Carandiru, em outubro de 1992.

 

A 4ª Câmara Criminal do TJ-SP analisou os recursos dos advogados de defesa dos policiais que pediam a absolvição direta dos réus. Em setembro do ano passado, o desembargador Ivan Sartori, que integra a 4ª Câmara, votou pela absolvição, argumentando que os crimes não foram individualizados e não é possível saber quem atirou em quem.

 

Mas, nessa terça-feira, quatro desembargadores decidiram que em crimes dolosos contra a vida, ou seja, com intenção de matar, a decisão de absolver ou condenar cabe exclusivamente ao júri. Com isso, os 74 policiais vão passar por um novo julgamento.

 

O massacre do Carandiru, aconteceu em outubro de 1992, quando, em uma operação para controlar uma rebelião no presídio, a polícia militar de São Paulo matou 111 presos. 

 

Como o caso envolve um grande número de réus e de vítimas, o primeiro julgamento foi dividido em quatro etapas e os policiais receberam penas que variavam entre 48 e 624 anos, mas nenhum deles chegou a ser preso. Os advogados dos policiais prometeram recorrer da decisão.

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo