Secretaria do Amazonas restringe visita de crianças a presídios após estupro

Segurança Pública

Publicado em 03/08/2017 - 09:11 Por Bianca Paiva - Manaus

A visita de crianças e adolescentes a presídios do Amazonas só poderá ser uma vez por mês, no último final de semana.


A mudança foi anunciada nessa quarta-feira (2) pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e é uma das medidas adotadas depois que uma menina foi abusada  sexualmente por um detento, na última sexta-feira (28), no Centro de Detenção Provisória Masculino 2.


Antes, a visitação era permitida à entrada do público infanto-juvenil, nas unidades prisionais, junto com as visitas regulares aos sábados e domingos.

 

A Seap informou, em nota, que irá delimitar o espaço de circulação das visitas que forem acompanhadas de crianças. Está proibido o acesso aos pavilhões e celas.


Agora, elas só poderão transitar na área de vivência, que é destinada a receber os familiares dos presos. Nesse espaço há câmeras de monitoramento.


Segundo o secretário da pasta, Cleitman Coelho, as medidas visam garantir a integridade física das crianças.


O presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Amazonas, Glen Wilde, diz que é contra restringir a visita para um dia por mês.


Glen Wilde informou que enviará um ofício à Secretaria de Administração Penitenciária recomendando que as crianças e adolescentes possam visitar seus familiares nos presídios, semanalmente.


Além de diminuir os dias de visitas, a Seap anunciou que vai promover uma campanha educativa. A ideia é que o trabalho seja desenvolvido por meio de parcerias, por exemplo, com a Secretaria de Estado de Assistência Social e com o Conselho Tutelar.


Haverá distribuição de folders educativos, conversas e orientações para que haja um maior cuidado e atenção com as crianças que circulam pelas penitenciárias.


Só no último final de semana, de 28 a 30 de agosto, a secretaria informou que as unidades prisionais da capital receberam de 626 visitas de crianças e adolescentes, o que corresponde a 15% do total de 4.130 visitantes.


A visita desse público a penitenciárias é permitida por lei, independentemente de autorização judicial.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo