Tribunal de Justiça do Rio alerta sobre os riscos da adoção ilegal de criança

Campanha

Publicado em 11/10/2017 - 17:00 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O Tribunal de Justiça do Rio lançou nesta quarta-feira a campanha Entregar é Proteger de esclarecimento sobre o encaminhamento legal de bebês para adoção.

 

A iniciativa tem o objetivo de explicar para a rede pública de atendimento e para toda a sociedade quais são os trâmites legais que devem ser observados para que tanto as crianças, quanto os pais biológicos, estejam protegidos e tenham seus direitos preservados.

 

O juiz presidente da Coordenadoria das Varas de Infância, Juventude e Idoso do Tribunal de Justiça do Rio, Sergio Luiz Ribeiro de Souza, afirma que por ainda ser um tabu, sobra desconhecimento e preconceito sobre o tema.

 

Ele conta um episódio recente que mostra como a falta esclarecimento viola direitos da mãe que deseja encaminhar o filho para adoção e o próprio bebê.

 

O juiz explica que aconduta correta de qualquer profissional de saúde ou da rede de assistência social é comunicar a decisão da mãe à Vara da Infância e da Juventude.

 

Os próprios pais biológicos também podem se dirigir diretamente à Vara da Infância de competência do local de moradia.  Daí em diante, a genitora será acompanhada pela equipe de psicólogos e assistentes sociais do Tribunal para que a decisão seja tomada de forma segura e madura.

 

Sergio reforça que não cabe à Justiça e nem a nenhum servidor público julgar moralmente a mãe.  Ele destaca os riscos da entrega irregular de bebês.

 

A campanha vai disponibilizar materiais como cartazes e folders e também mensagens na internet, além de palestras sobre o tema. Para acessar o endereço e telefone de todas as Varas de Infância do Rio basta acessar o Portal da Infância, no site do Tribunal de Justiça do Rio.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo