Representantes de vários credos vão ao Corcovado para promover a paz entre as religiões

Religiões

Publicado em 24/01/2018 - 10:48 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Representantes do candomblé, umbanda, islamismo, catolicismo, além de líderes protestantes, judeus, hare krishnas marcaram presença no monumento, onde discursaram a favor da paz e da harmonia entre as religiões.

 

Representantes do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro também participaram do evento. No encontro, foi apresentado o Plano e o Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa.

 

A iniciativa foi motivada pelo alto número de casos de intolerância registrados no Rio de Janeiro, no ano passado. Pelo menos uma pessoa foi atacada por semana por professar a sua fé, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos.

 

O objetivo do plano é estabelecer políticas públicas para a promoção da liberdade religiosa em todo o estado. O secretário da pasta, Átila Nunes, explica que as ações serão permanentes, com foco na garantia da liberdade de crença e culto em espaços públicos e privados.

 

As religiões de matriz africana foram as maiores vítimas da intolerância no último ano, respondendo por mais de 70% cento dos casos. Sobre esse dado, o representante do candomblé, Márcio de Jagum, considera que o plano pode ajudar o estado e as autoridades a lidar com o problema.

 


A Secretaria de Direitos Humanos, Políticas para as Mulheres e Idosos planeja ao longo deste ano promover outros encontros inter-religiosos em templos do Rio de Janeiro.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo