Em quinta etapa de interiorização, venezuelanos vão para abrigos de quatro capitais brasileiras

Interiorização

Publicado em 25/07/2018 - 11:55 Por Renata Martins - Brasília

Brasília, Cuiabá, São Paulo e Rio de Janeiro receberam mais um grupo de venezuelanos como parte do processo de interiorização dos imigrantes que entram no Brasil por Roraima. Nessa terça-feira (24), 131 venezuelanos saíram de Boa Vista em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino às quatro capitais brasileiras.

 

Esta é a quinta etapa do projeto de interiorização do governo federal, criado para ajudar venezuelanos em situação de extrema vulnerabilidade a encontrar melhores condições de vida em outros estados brasileiros. 

 

Os imigrantes já chegam nas cidades regularizados no Brasil, com CPF e carteira de trabalho.

 

Cuiabá foi a primeira parada. É a terceira vez que a capital de Mato Grosso recebe imigrantes interiorizados. Foram encaminhados ao Centro Pastoral do Imigrante 24 homens, mulheres e crianças venezuelanas. 

 

A auditora fiscal do Ministério do Trabalho Marilete Girardi participou da acolhida em Cuiabá. Ela disse que os venezuelanos são orientados sobre questões trabalhistas, documentação, formação profissional. De acordo com Marilete, ainda há venezuelanos de outras etapas de interiorização que estão desempregados.

 

Em Brasília, desembarcaram, na Base Aérea, um grupo de 50 pessoas: 20 são crianças, inclusive um bebê, filho de venezuelanos que nasceu em Roraima. A Rádio Nacional acompanhou o desembarque. São onze famílias. O grupo foi alojado em um abrigo na região central da cidade.

 

O governo federal pretende aumentar o número de imigrantes interiorizados. O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse que a interiorização será permanente. 
 

Outros 57 venezuelanos seguiram para São Paulo e Rio de janeiro. Todos os interiorizados estavam em abrigos de Roraima. 


Desde abril, quando teve início o programa de interiorização, 820 venezuelanos foram levados para outras cidades brasileiras.

 

De acordo com o governo federal, entre 2017 e 2018, mais de 127 mil venezuelanos entraram no Brasil pela cidade de Pacaraima, em Roraima. Quase 60 mil permanecem no país.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo