Mais quatro cidades vão receber venezuelanos que entram no Brasil por Roraima

Interiorização

Publicado em 16/07/2018 - 20:45 Por Samanta do Carmo - Brasília

Cento e vinte e seis venezuelanos que chegaram ao Brasil por Roraima serão transportados terça-feira, dia 24, para as cidades de Brasília, Cuiabá, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

A ação faz parte do processo de interiorização dos imigrantes que fogem da crise política e econômica na Venezuela. Outros 690 venezuelanos já estão vivendo em cidades brasileiras desde março, quando o programa de interiorização teve início.

 

Esta é a quinta etapa do programa e, pela primeira vez, a capital federal, Brasília, vai receber um grupo de imigrantes. Serão 50 pessoas que ficarão alojadas no abrigo Aldeias Infantis SOS, organização não governamental que atua na assistência de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

 

Brasília e Rio de Janeiro vão receber prioritariamente famílias maiores. São Paulo e Cuiabá vão receber homens e mulheres sozinhos, além de famílias de mulheres com crianças.

 

Quem define o local para onde os imigrantes serão levados é o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, ACNUR. A Força Aérea Brasília é responsável pelo transporte, e quem comanda o processo de interiorização é a Casa Civil da Presidência da República.

 

Os venezuelanos que participam do programa são voluntários. Em junho, um dos imigrantes, abrigado em São Paulo, morreu vítima de pneumonia e surgiram denúncias sobre a situação dos abrigos.

 

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, afirmou que o"tratamento é feito com a maior dignidade possível". O Ministério Público paulista investiga o caso. Até junho deste ano, 24 mil cidadãos da Venezuela entraram com o pedido de refúgio no Brasil.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo