Governo de Roraima nega acordo com Maduro para repatriar venezuelanos

Ministério Público

Publicado em 28/09/2018 - 10:06 Por Juliana Cezar Nunes - Brasília

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão informou nessa quinta-feira (27) que recebeu ofício do governo do estado de Roraima sobre suposto acordo para repatriação de imigrantes venezuelanos.


No documento, o governo estadual afirma que não formalizou qualquer acordo com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para o transporte de cidadãos venezuelanos.


Nas informações prestadas, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), o Governo de Roraima informa que o encontro teve como pauta a questão energética no estado, que depende do abastecimento da Venezuela.


Fabiano de Moraes, coordenador do Grupo de Trabalho Migrações e Refúgio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, afirma que o Ministério Público Federal vai continuar no monitoramento da situação dos venezuelanos em Roraima.


Em nota publicada nessa quinta-feira, a Casa Civil da Presidência da República afirma que o programa de interiorização já transferiu de Roraima para outros estados 2.328 venezuelanos.


Apenas nesta quinta, 122 pessoas foram transferidas para o Rio Grande do Sul e São Paulo. A Casa Civil afirma que a participação no programa é voluntária.


Antes de embarcar, os venezuelanos passam por procedimentos de regularização de documentos e atualização da caderneta de vacinação.


O major Tássio de Oliveria, chefe de Comunicação da Operação Acolhida, diz que as metas do programa de interiorização estão sendo cumpridas.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo