Acnur defende preservação de políticas de acolhimento para venezuelanos

Direitos Humanos

Publicado em 07/11/2018 - 08:34 Por Juliana Cezar Nunes - Brasília

Representantes de 40 organizações da sociedade civil estão em Brasília esta semana para o Encontro Nacional da Rede Solidária de Migrantes e Refugiados. O evento é promovido pelo Instituto de Migrações e Direitos Humanos e pela Acnur, a Agência da ONU para Refugiados. O principal foco dos debates é a situação dos migrantes venezuelanos.

 

A Acnur e as organizações da sociedade civil querem estabelecer um diálogo com o governo de transição para avaliar e planejar as próximas ações.

 

Pablo Matos, oficial de relações institucionais da Acnur Boa Vista, afirma que a expectativa é de que as políticas de acolhimento e interiorização tenham continuidade e a parceria do governo com a sociedade civil possa ser ampliada.

 

"Vale a pena destacar que a resposta do Brasil tem sido colocada como uma boa prática para a região. Uma das lacunas é justamente essa criação de uma política pública para otimizar a integração dessas pessoas à sociedade brasileira."

 

Ana Paula Santos da Silva, do Ministério do Trabalho e integrante do Conselho Nacional de Migração, fala sobre um dos principais desafios enfrentados pelo governo.

 

"Avançar nessa interiorização e nessa sensibilização do empresariado, na contratação dos imigrantes. Nós temos muito mais brasileiros que saem do que imigrantes que entram. Então é uma população que a gente consegue, sim, interiorizar e socializar no Brasil."

 

A irmã Rosita Milesi, do Instituto de Migrações e Direitos Humanos, considera que a Venezuela vive uma crise humanitária e defende que o Brasil se comprometa ainda mais com o acolhimento dos migrantes.

 

"A transferência para outros estados é um ponto importante, mas eles precisam ser integrados. E para a integração, o acesso às políticas públicas sociais e ao trabalho são elementos fundamentais."

 

De acordo com dados das Nações Unidas, cerca de 2,6 milhõesl de venezuelanos vivem fora da Venezuela devido à crise política e econômica. O Brasil já recebeu 65 mil solicitações de refúgio e 19 mil de residência temporária.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo